Dicas para quem está em tratamento psiquiátrico

O médico psiquiatra é um médico! Pode parecer obvio mas muitas pessoas colocam o médico psiquiatra na função de outros profissionais como um advogado, um líder religioso ou um médico de “louco”. Como médico é importante que ele lhe passe algumas informações essenciais. Transcrevo a cópia do folheto que entrego na primeira consulta o “plano de tratamento”.

Plano de Tratamento

Ao paciente

Durante as consultas gostaríamos que se sentissem a vontade para fazer perguntas e/ou trazer dados relacionados aos seus sintomas (remédios,exames,artigos,etc.).compreender seu estado atual e esclarecer duvidas sobre o tratamento são primordiais a completa recuperação de sua saúde física e mental.

Informe-nos todas as medicações que estiver usando (formula, remédios para pressão,anticone epcionais,etc.).
As medicações devem ser tomadas nos horários prescritos pelo médicos. NÃO PARE OU MUDE A MEDICAÇÃO SEM NOS INFORMAR. Caso não sinta-se bem com a medicação prescrita , comunique ao medico o quanto antes, SEM INTERROMPER o tratamento. Reavaliaremos seu caso para tomarmos as devidas providencias. Algumas medicações podem provocar mal estar nos primeiros dias, porem após a primeira semana de uso estas reações serem amenizadas, tornando o tratamento tolerável. Na maioria dos casos o efeito da medicação se inicia após algumas semanas de uso. Portanto, apesar da busca pelo alivio imediato é importante lembrar que a recuperação completa pode levar alguns meses.

A consulta com o medico não se restringe apenas a analise de exames ou a prescrição de uma nova receita. Sempre que o paciente retornar ao medico, tanto seu estado atual quanto ao tratamento seguido serão cuidadosamente examinados. Portanto, é recomendável que o mesmo não deixe de vir a consulta porque esta se sentindo bem e/ou ainda possui medicação suficiente. Pacientes que retornam ao medico com maior freqüência obtém resultados melhores e mais rápidos.

Os exames solicitados são importantes pára o sucesso do tratamento. Apesar de não ser possível diagnosticar diretamente as causas para os sintomas, eles permitirão depurar outros fatores associados. Caso o medica oriente acompanhamento de outros profissionais como psicólogos, clínicos gerais, entre outros, isto não significa que seu caso seja mais grave e/ou que não sera mais acompanhado pelo medico psiquiatria. Cada paciente possui suas necessidades especificas e existem casos cujo o tratamento requer múltiplas assistências.

Certos sintomas podem reaparecer durante e/ou alguns meses após o tratamento ter sido concluído, geralmente,isso não significa que o tratamento falhou e/ou que você sofrera tudo novamente em caso como esse comunique-nos o quanto antes para reavaliarmos seu caso e tomaremos as devidas providencias.

As medicações serão usadas por um tempo prolongado. Apos alcançada uma melhora significativa e possível prever por quanto tempo será necessário continuar usando-as a fim de atingir sua completa saúde física e mental. Quando você estiver se sentindo bem não pare a medicação o a diminua sem avisar o medico. Isso pode ser extremamente prejudicial para o seu tratamento.
Caso houver algum imprevisto e não for possível comparecer a consulta no horário agendado. AVISE-NOS COM ANTECEDÊNCIA e em seguida marque um novo horário.

Conte com o medico. Estaremos dispostos a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para sua imediata melhora e completa recuperação!

Aos acompanhantes

Os problemas de saúde que afetam a mente provocam muito sofrimento ao paciente e as demais pessoas que convivem com ele.
Geralmente a pessoa que esta sofrendo encontra espaço para ´´descarregar o seu sofrimento´´naquele mais próximo e mais querido.isso significa que ele pode ficar com raiva, falar coisas que machucam e ate mesmo ficar agressivo com quem ele mais ama.
É muito importante contar com sua paciência e tolerância nesta fase. Pacientes que possuem pessoas para ajudá-lo durante o tratamento conseguem se recuperar mais rápido.

Esteja atento ao comportamento do paciente. Converse com o mesmo caso você note algo de estranho. Pergunte a ele se aceita a sua ajuda para lembrá-lo dos horários das medicações e consultas.Caso tenha alguma duvida você e bem vindo a consulta, desde que o paciente esteja de acordo. Existe como sair do crack, existe como sair das drogas. Existe maneiras de um paciente que tem uma doença grave com a esquizofrenia, não ficar isolado em cada, voltar a sociedade. Então o que a gente quer trazer de volta, no campo da saúde mental, é a possibilidade de resolver.

Posted in Clinica and tagged , .

Deixe uma resposta