O que é Dependência Química?

O que são as drogas?

É um termo de uso variado. Segundo a organização Mundial de Saúde droga é toda e qualquer substância que altere o funcionamento normal do físico ou psíquico de um organismo. Em medicina ou na farmacologia, tem um sentido positivo, sendo substância que ajudará no restabelecimento do funcionamento do organismo. Na linguagem comum, o termo se refere geralmente a drogas psicoativas (que quando ingeridas afetam os processos mentais, como a cognição ou o humor) cuja produção, venda ou uso são proibidos (drogas ilícitas). As classificações profissionais (por exemplo: “álcool e outras drogas”) normalmente procuram indicar que a cafeína, o tabaco, o álcool e outras substâncias de uso habitual não médico sejam também enquadradas como drogas, na medida em que elas são consumidas, pelo menos em parte, por seus efeitos psicoativos.

O que é Dependência Química?

Dependência é a necessidade psicológica ou física que uma pessoa tem de alguma droga, do álcool e tabaco chegando as drogas ilícitas. No Manual Diagnóstico e Estatístico da Associação Psiquiátrica Norte-Americana (DSM-IV-R), é definida como “um conjunto de sintomas cognitivos, comportamentais e psicológicos que indicam que uma pessoa tem o controle do uso da substância psicoativa prejudicado e persiste nesse uso a despeito das consequências adversas”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que uma pessoa tem uma síndrome de dependência química quando apresenta “um conjunto de fenômenos fisiológicos, comportamentais e cognitivos em que o uso de uma substância alcança prioridade muito maior para o indivíduo que outros comportamentos que antes tinham maior valor”. O termo é frequentemente usado como equivalente de adicção e de alcoolismo. O termo pode ser usado de maneira genérica em relação a todas as drogas psicoativas ou referir-se especificamente a uma droga em particular. De forma não qualificada, dependência refere-se a ambos os elementos físicos e psicológicos. A dependência psicológica ou psíquica refere-se à vivência de controle prejudicado sobre o beber ou o uso da droga, ao passo que a dependência fisiológica ou física refere-se à tolerância e aos sintomas de abstinência.

O que é dependência de drogas ou álcool?

É o uso repetido de uma ou mais substâncias psicoativas, a tal ponto que o usuário (designado como um adicto) fica periódica ou permanentemente intoxicado, apresenta uma compulsão para consumir a substância preferida (ou as substâncias preferidas), tem grande dificuldade para interromper ou modificar voluntariamente o uso da substância e demonstra uma determinação de obter substâncias psicoativas por quaisquer meios, muitas vezes em função da destruição de laços familiares.

Posted in Clinica and tagged , .

Deixe uma resposta