Plano Terapêutico Comenth

Plano de tratamento em Saúde Mental da Clinica Comenth.

O que leva alguém a procurar ajuda para tratar questões relacionadas à Saúde Mental? Algumas vezes a percepção de um sofrimento do qual não consegue resolver sozinho, outras vezes por ser pressionado por familiares ou pelo empregador. Independentemente de como a pessoa busca ajuda, ela entra na rede de atendimento em saúde mental e deverá ser recepcionada para que suas necessidades sejam atendidas da melhor maneira possível.

O paciente é recepcionado na clinica por um psicólogo, psiquiatra ou terapeuta, que fará uma avaliação inicial de seu quadro de saúde mental. O caso é levado para a equipe, e em cima das informações obtidas, é construído o Plano Terapêutico, chegando a um entendimento do tratamento mais adequado para aquela pessoa. O plano é então discutido com o paciente, para que tudo seja conduzido de maneira que ele participe ativamente de sua melhora.

No que consiste o Plano Terapêutico?

1 – conceituação do problema;
2 – planejamento de intervenção multidisciplinar;
3 – educação do paciente sobre o modelo cognitivo-comportamental;
4 – estabelecimento de metas;
5 – formas de motivar para o tratamento;
6 – prevenção de recaída.

Trabalho Multidisciplinar

Dentro do trabalho multidisciplinar, um profissional será o responsável técnico pelo caso, avaliando periodicamente o desenvolvimento do tratamento e propondo ajustes quando necessário. A equipe fará reuniões periódica para discutir os casos, reavaliando-os periodicamente.

Acompanhamento pós-tratamento (follow up)

Trabalhamos acompanhamento pós-alta do tratamento, estabelecendo frequência para sessões de manutenção, para evitar recaídas.

Posted in Clinica and tagged .

Deixe uma resposta